Desde a infância, todos conhecem a suculência e o sabor interessante da maior fruta - a melancia. Muitas pessoas anseiam por todo o verão, quando poderão saborear uma fatia da iguaria gelada. Durante a temporada, as melancias tornam-se muito comuns e acessíveis para qualquer orçamento, por isso esta baga torna-se ideal para a alimentação dietética.
A dieta da melancia ganhou popularidade devido à sua indubitável eficácia e doçura, pois não é tão frequente que você possa comer alimentos doces durante um programa de perda de peso.
A essência da dieta da melancia, características e principais vantagens
O verão está chegando, o que significa que é hora de fazer uma limpeza completa do corpo e perder peso rapidamente. A melancia doce e suculenta liga e remove do corpo um grande número de toxinas prejudiciais, sais de metais pesados, toxinas, radicais livres, produtos metabólicos, bem como excesso de líquidos. Curiosamente, as alergias às melancias são extremamente raras, enquanto os indicadores gastronômicos (sabor, cor, aroma, teor calórico) permanecem elevados. Sim, cem gramas de polpa suculenta de frutas vermelhas contêm apenas 35-40 kcal, o que é muito pequeno para um produto doce. Além disso, 90% da massa da melancia é um líquido saudável que contém vitaminas, minerais e oligoelementos. Bem, o acorde final da adequação dietética da melancia é sua digestibilidade extremamente rápida e excreção regular do corpo. Portanto, o corpo começará a gastar energia das células de gordura no desenvolvimento e na atividade vital, promovendo a perda de peso.
Os especialistas afirmam que graças à sua doçura e grande quantidade de fibras vegetais, a dieta da melancia é facilmente tolerada sem a sensação debilitante de fome. Isso permite que você permaneça nele por 7 dias, durante os quais são perdidos cerca de 3-4 kg de excesso de peso (embora principalmente devido à remoção do excesso de líquidos e toxinas do corpo).
Como e quando seguir uma dieta? Em primeiro lugar, você está acorrentado à época da dieta - agosto-setembro, quando aparecem as frutas silvestres sazonais sem nitratos e pesticidas. Durante o período da dieta da melancia, os médicos aconselham tirar férias, pois o efeito diurético da fruta obriga a ir ao banheiro feminino com bastante frequência, o que não é muito conveniente para quem trabalha (principalmente em viagens). Também durante este período é melhor minimizar o estresse físico e psicológico. Você pode praticar caminhadas ao ar livre, ioga ou exercícios respiratórios, mas é melhor passar o resto do tempo em um estado de descanso passivo.
É muito importante escolher a melancia certa para sua dieta. Para verificar a presença de agrotóxicos e nitratos no fruto, deve-se colocar uma fatia de polpa de melancia em água pura. Se dentro de 10-15 minutos a polpa estiver distribuída sobre a superfície da água, significa que podem ter sido adicionados nitratos. A melancia deve manter a forma. E não se esqueça do peso ideal da baga – cerca de 6-8 kg. Se a sua melancia pesar menos, pode não ser doce o suficiente e, se pesar mais, a fruta pode estar cheia de substâncias modificadas. Já a casca deve ser densa e não deixar marcas. Se você passar a unha sobre ele, apenas a camada fina superior deverá descascar um pouco. O som de uma melancia também pode indicar a qualidade da fruta. Se você der um tapa, deverá ouvir um som vibrante e vibrante. Um som abafado indica um produto de baixa qualidade. Para preservar os elementos benéficos e a frescura do fruto, guarde-o cortado em várias partes no frigorífico, depois de embrulhado em película aderente.
A duração da dieta, via de regra, não ultrapassa 10 dias, e o curso pode ser repetido após um mês, enquanto a estação "aveludada" ainda é relevante.
Propriedades úteis da melancia:
- A fibra, contida em abundância em frutas suculentas, ajuda a ligar e remover todos os componentes nocivos do corpo, bem como o excesso de líquidos, aliviando o inchaço dos tecidos e promovendo a perda de peso.
- As células da pele também são limpas de toxinas e sal, o que ajuda a renovar a epiderme, conferindo-lhe um aspecto mais saudável e fresco. O mesmo processo ocorre com cabelos e unhas devido ao conteúdo suficiente de cálcio e potássio na polpa.
- A melancia produz efeito diurético, que promove uma limpeza delicada dos rins, do trato diurético e do corpo de forma abrangente. Isso também torna a baga um excelente componente antipirético.
- A melancia ajuda a limpar suavemente o fígado de toxinas.
- Ajuda a estabilizar os níveis de colesterol no sangue.
- A digestão e o peristaltismo melhoram. A melancia ajuda a prevenir a prisão de ventre e outros problemas intestinais.
- O ácido fólico tem um efeito positivo na taxa metabólica e também é útil nos primeiros estágios da gravidez e durante a amamentação.
- A melancia contém ferro suficiente, o que a torna um alimento essencial para a anemia. O magnésio na baga normaliza a função renal.
- As sementes de melancia também são adequadas para nutrição - são um remédio natural contra parasitas no corpo.
As principais vantagens da dieta da melancia:
- Durante a temporada, o ingrediente principal está disponível em todos os cantos e para todos os orçamentos;
- A fruta é doce, saborosa e perfeitamente saciante, por isso você não sentirá muita fome nem vontade de quebrar a dieta;
- O peso é reduzido moderadamente, enquanto o corpo é totalmente limpo de substâncias nocivas e excesso de água;
- A dieta é eficaz - em uma semana "com melancia" você perde cerca de 3-4 quilos extras, dependendo do peso inicial, estilo de vida e características individuais do corpo;
- O metabolismo acelera até o nível exigido;
- O corpo se acostuma a comer pequenas porções, o volume do estômago diminui, o que permite registrar por muito tempo os resultados da dieta;
- A condição da pele, cabelo, unhas e tez melhora.
Cardápio e opções da dieta da melancia
Existem várias opções para a dieta da melancia. Alguns sugerem comer apenas polpa de melancia, mas outros são complexos e permitem diluir o cardápio com outros produtos saudáveis. Entre eles, é claro, estão laticínios com baixo teor de gordura e produtos lácteos fermentados, líquidos saudáveis (chá verde, decocção de ervas, sucos naturais, smoothies, sucos de frutas, néctares, água pura sem gás e sal), cereais cozidos no vapor (trigo sarraceno, marrom arroz, aveia), ovos de galinha, carnes magras, peixes, frutos do mar e aves, além de vegetais e frutas.
Independentemente da dieta escolhida, os seguintes itens não devem constar no cardápio:
- Alimentos picantes e gordurosos, fritos em óleo e assados;
- Enchidos, carnes fumadas, enchidos;
- Produtos salgados (salmouras, marinadas, conservas);
- Carne e peixe gordurosos, miudezas;
- Alimentos ricos em amido (batatas, alguns vegetais);
- Produtos de panificação de trigo, massas, doces;
- Doces, sobremesas, compotas, produtos de confeitaria;
- Óleos animais e vegetais, creme de leite, temperos, molhos, margarina, pastas para barrar, pastas para barrar, maionese;
- Produtos semiacabados, alimentos prontos em pó, salgadinhos industriais (batatas fritas, biscoitos), fast food diversos (batatas fritas, hambúrgueres);
- Sal e açúcar puros, outros aditivos alimentares, exceto especiarias e temperos orgânicos (sem sal);
- Líquidos nocivos (bebidas energéticas e com cafeína, palitos de café e chocolate, sucos embalados, bebidas alcoólicas);
- Produtos de tabaco.
Passemos diretamente às diversas opções da dieta da melancia.
Mono-dieta de melancia por 1-3 dias
A opção mais eficaz e popular, também conhecida por outro nome: "dias de jejum de melancia". A perda de peso durante uma mono dieta é de cerca de 1 kg por dia, o que é muito agressivo para o organismo. Esta opção é adequada para uma rápida perda de peso antes de um evento importante ou de uma viagem ao mar, mas não é recomendável mantê-la por mais de 3 dias. O cardápio da dieta é composto por polpa de melancia, chá verde, infusões de ervas e água pura sem gás e sem sal. O volume de polpa consumido é calculado com base no peso da pessoa (divida o peso corporal em kg por 10 e o número resultante indicará a quantidade de quilogramas de frutas permitidas por dia).
É preciso estar preparado, pois a mono dieta é bastante difícil de tolerar, dá fome e é desequilibrada, por isso é muito aconselhável tomar suplementos biológicos e complexos vitamínico-minerais.
Você pode seguir a dieta por 3 dias na primeira vez e depois passar regularmente 1 dia de jejum por semana comendo melancia.
Dieta complexa de melancia por 5 dias
A melhor opção que permite perder cerca de 2 kg sem prejudicar a saúde e sem sentir fome. A dieta consiste em 4 lanches completos, sendo que o último deve ser tomado 2 a 3 horas antes de deitar. O regime de consumo deve consistir em pelo menos 2 litros de líquido saudável por dia.
Um exemplo de cardápio de dieta de melancia por um dia:
- Tomamos café da manhã com uma porção substancial de requeijão prensado 5% sem açúcar e creme de leite. Acompanhamos o café da manhã com grãos de café naturais ou chá verde com uma rodela de limão. Um quilo de polpa de melancia também está incluído.
- Para o almoço preparamos um acompanhamento de mingau - cerca de 250 g de trigo sarraceno ou arroz integral não polido. Comemos 1 kg de polpa de melancia.
- Para o almoço, podemos lanchar novamente com queijo cottage desnatado ou torradas integrais com uma fatia de queijo duro. Um quilo de melancia também está incluído.
- Para o jantar cozinhamos arroz integral cozido no vapor. Comemos kg de polpa.
- 2 horas antes de dormir podemos nos permitir mais 1 kg de polpa de melancia.
Se você está cansado da polpa, pode fazer suco fresco com as frutas vermelhas e substituir por ele alguns salgadinhos de "melancia".
Dieta complexa de melancia por uma semana
A opção ideal e suave que o ajudará a se livrar dos 3 kg de excesso de peso com um cardápio saudável e delicioso. A dieta consiste em 3 refeições completas, sendo que procuramos fazer a última algumas horas antes de dormir. O efeito diurético da fruta simplesmente impedirá que você adormeça se comer melancia à noite.
Menu de amostra por 1 dia:
- O café da manhã inclui uma porção de requeijão desnatado, 1 ovo de galinha cozido, mingau integral com água de cereais saudáveis (arroz selvagem, trigo sarraceno, aveia);
- Almoçamos com proteínas, por exemplo, filé de frango cozido ou vitela estufada. Preparamos também uma salada leve de legumes com ervas, que pode ser temperada com azeite e sumo de limão.
- O jantar consiste em 2-3 kg de polpa de melancia.
Como sair da dieta da melancia
Você deve sair desta dieta, como qualquer outra, com sabedoria, cuidado e gradualidade. Via de regra, a duração da abstinência é de 5 a 10 dias, dependendo da duração da dieta. Em primeiro lugar, introduzimos no cardápio carboidratos lentos (pão integral, cereais, vegetais, frutas, frutas vermelhas), proteínas (carnes magras, miudezas, peixes, frutos do mar, laticínios e laticínios fermentados), bem como gorduras saudáveis (sementes , nozes, azeitona ou linhaça). Também continuamos consumindo melancia num volume de cerca de 2 kg por dia até o final da temporada. Não se esqueça de beber sua dieta para manter um metabolismo saudável.
Ao sair da dieta, acrescente atividade física moderada à alimentação adequada - natação, corrida, caminhada, ioga, Pilates, dança, aeróbica, exercícios respiratórios.
Iogurtes caseiros, saladas de frutas com molho de leite fermentado, shakes de proteína de banana, massas de coalhada, marshmallows, frutas secas, marmeladas e biscoitos secos integrais serão úteis como doces ao sair da dieta.
Um exemplo de menu para abandonar a dieta da melancia:
- Tomamos café da manhã com mingau de arroz com leite, 1 ovo cozido, torrada integral com salmão levemente salgado.
- Lanche – pêra ou maçã, suco cítrico.
- Para o almoço preparamos sopa de legumes com pedaços de frango, salada grega e uma porção de vitela estufada em creme de leite desnatado (cerca de 100 g).
- Lanche – alguns cheesecakes ou queijo cottage com frutas vermelhas.
- O jantar geralmente consiste em 2 kg de melancia. Além disso, você pode comer 1 ovo cozido ou uma fatia de chocolate amargo.
Desvantagens da dieta da melancia e contra-indicações
Infelizmente, uma dieta tão saborosa e interessante não pode ser totalmente isenta de desvantagens. Aqueles que perderam peso notaram as seguintes desvantagens da dieta da melancia:
- A presença de efeitos colaterais na forma de flatulência, distúrbios fecais, distensão abdominal, desconforto nos rins e no fígado. Durante uma mono-dieta, também são observadas dores de cabeça, náuseas, fraqueza, perda de força, irritabilidade, apatia e nervosismo.
- A presença de um número significativo de contra-indicações.
- A dieta é sazonal, pois você pode saborear melancias naturais por no máximo 1, 5 mês.
- O corpo não recebe proteína suficiente, o que pode afetar negativamente o desempenho atlético e causar perda muscular.
- É necessário tomar suplementos biológicos e complexos vitamínico-minerais.
- A perda de peso ocorre principalmente pela retirada do excesso de líquidos do corpo, portanto, ao final do curso, os quilos perdidos podem retornar.
- Uma dieta de melancia em tais volumes rapidamente se torna enfadonha, então a probabilidade de um colapso aumenta.
A dieta, conforme mencionado acima, também tem contra-indicações suficientes. A dieta é proibida em vários casos:
- Doenças renais crônicas (cálculos, pielonefrites e outras), bem como dos sistemas excretor e geniturinário;
- Doenças do trato gastrointestinal, como úlceras, gastrite, colite, aumento da acidez estomacal, pancreatite;
- A presença de reações alérgicas aos principais componentes da dieta, em particular à melancia;
- Últimos meses de gravidez, bem como restrições ao período de lactação;
- Idoso, infância e adolescência;
- Distúrbios do sistema endócrino;
- Presença de diabetes mellitus em qualquer fase;
- A tendência do corpo de reter líquidos;
- Doença metabólica.